"Gentes e Lugares

que se cruzam num cenário Ocre"

"A temática passa também um pouco por África, Marrocos, e centra-se na tonalidade ocre do entardecer no deserto do Saara e na cidade de Petra, Jordânia, cruzando-a com a componente humana muçulmana de ambas as paragens."

Jornal País

"Perco-me em lugares assim, deixando que a sua força me impulsione a ouvir a grandeza do seu silêncio, fazendo-me repousar apenas no meu olhar. A vontade é imensa de reter tantos instantes. Segundos que contam um grande momento interior.

Gravo assim em cada uma destas imagens uma imensidão de sensações. O jogo de sombra e de luz dando alma ao recorte da duna no deserto do Sahara, o seu horizonte longínquo e ondulado, a geometria perfeita de Petra, sobressaindo de um maciço rochoso brutal, a riqueza da história que conta, as cores, as nuances de cor, as tonalidades, impressas sobre uma tela que procuro eternizar.

Sobre ela paira ainda o cheiro, o calor, a poeira, a areia doce impregnada na minha pele, teimando em deixar sobre ela a marca de um lugar, numa hora qualquer, não importa o tempo…

Ainda sobre esta tela realço as gentes. Gentes que se afiguram do longe, indiferentes ao exterior onde me posiciono para as ver, de tal forma imbuídas de uma autenticidade, que de tão forte, comove.

Em mim fica a paz de tanto sentir…

…procurando que em cada uma de vós entrem estas paragens captadas de dentro para fora.

…Estes lugares que se cruzam,

…estas gentes que se “tocam”,

…num cenário ocre."

Clara Ramalhão

Clara Ramalhão Photography copyright © 2011

email: clararamalhao@gmail.com

  • Facebook