Clara Ramalhão Photography copyright © 2011

email: clararamalhao@gmail.com

  • Facebook

"O enfoque primordial do seu trabalho é o gestual humano, a cor da expressão dos olhares, vistos pelo seu próprio olhar. O jogo entre a imagem e a palavra é igualmente uma constante muito própria. Prefere habitualmente os grandes formatos (optando quase sempre pelo semi-brilho e aplicação em Dibond) que considera a escolha mais certeira para a expressão das suas imagens, procurando assim transmitir, na relação o mais direta possível, a paixão que imprime ao que faz e, ao mesmo tempo, honrar a grandiosidade do que o seu olhar vai captando."

Jornal País

"Clara Ramalhão nasceu em Moçambique e reside em Portugal. Médica de profissão tem participado em atividades de cooperação na área de saúde em Moçambique, liderando atualmente um Projeto de Cooperação Luso-Moçambicano em Imagiologia Médica, no âmbito da formação técnico-científica, com o Hospital Central de Maputo. Este Projeto tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Aliada à sua atitude científica, no domínio da imagem médica, a imagem fotográfica tem a sua atenção paralela, sobre a qual veicula a sua atitude artística, ligada ao espaço dos sentidos. Das suas viagens pelo mundo, surge a interação forte com a diversidade dos lugares e das gentes e o desejo interior constante de a fazer perpetuar através da sua câmara, memorizando emoções.

No primeiro trimestre de 2011, a autora apresentou um trabalho fotográfico que esteve patente na sede da Ordem do Médicos na cidade do Porto e posteriormente no Museu do Douro. A temática passa também um pouco por África, Marrocos, e centra-se na tonalidade ocre do entardecer no deserto do Saara e na cidade de Petra, Jordânia, cruzando-a com a componente humana muçulmana de ambas as paragens. O trabalho intitula-se Gentes e Lugares que se cruzam num cenário Ocre."

Jornal País

1/1